Reforma da Previdência deve sair ainda neste ano
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fixou um prazo para que a reforma da Previdência seja discutida no Congresso e votada logo pelos parlamentares
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fixou um prazo para que a reforma da Previdência seja discutida no Congresso e votada logo pelos parlamentares. Para ele, é fundamental que as alterações nas regras de concessão de aposentadorias do INSS sejam discutidas ainda em 2016, para vigorar em 2017:
— É importante que a reforma seja aprovada num período de tempo que não exceda o próximo ano. Para os anos seguintes, particularmente para 2019, 2020, já começa a inviabilizar-se um ajuste pelo teto (dos gastos públicos), se não houver um ajuste da Previdência — disse.
O tema tem sido analisado por técnicos da Casa Civil, da Fazenda e do Planejamento. O grupo já cogitou, por exemplo, unificar a Previdência de todos os trabalhadores, incluindo os militares, mas já descartou a possibilidade. A ideia é discutir o tema e, com a aprovação, colocar as mudanças em prática já a partir de 2017. As alterações deverão atingir oito em cada dez pessoas da iniciativa privada.
(G1)