06/03/2017

Planos de previdência empresariais caem 2%

Planos empresariais de previdência privada encolheu 2% em 2016 devido ao aumento do índice de desemprego

O número de planos empresariais de previdência privada encolheu 2% em 2016 devido ao aumento do índice de desemprego. O ano terminou com um total de 3,14 milhões de planos do segmento, segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), que reúne 67 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar.

O resultado interrompe a trajetória de crescimento dos produtos corporativos, que registraram um aumento de 14,4% em 2015. "A crise tirou um pouco nossa capacidade de crescer", diz Edson Franco, presidente da entidade. Os planos individuais tiveram um aumento de 6,7%, menor que os 9,5% de 2015. Apesar do resultado modesto do números de contas, a captação líquida teve um saldo positivo de R$ 60,8 bilhões, 24% a mais que 2015.

Isso ocorreu porque quem já possuía um plano resolveu aumentar a quantia destinada a ele, segundo Franco. "É um momento de conscientização, as pessoas perceberam que precisam contar com recursos próprios para não depender exclusivamente do INSS", afirma. 

(Maria Cristina Frias - Folhapress)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.