05/09/2016

Operação pente fino: Adesão dos peritos

Peritos do INSS aderem em massa à operação pente-fino de benefícios

Peritos do INSS aderem em massa à operação pente-fino de benefícios. Quase 100% (97%) dos peritos do INSS aderiram à força-tarefa criada pelo governo para rever 530 mil auxílios-doença e 1,1 milhão de aposentadorias por invalidez, segundo balanço parcial do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Os profissionais receberão R$ 60 por perícia realizada na operação pente-fino, que deve começar em setembro. O prazo para adesão terminou ontem. O balanço parcial do governo reúne dados de 97 gerências do INSS, de um total de 104, que já confirmaram a adesão de 2.434 médicos peritos. Ao todo, existem cerca de 2.500 profissionais atuantes no país, segundo o MDSA.

Com a adesão elevada, o governo prevê que as primeiras convocações de beneficiários para a revisão ocorram no início de setembro, por meio de cartas registradas enviadas pelos Correios. O pente-fino começará pelos auxílios-doença. Estão na mira todos que não passaram por perícia do INSS nos últimos dois anos.

RISCO DE PERDA DE BENEFÍCIO

Mais de 99% dos auxílios-doença sob suspeita foram concedidos por decisão judicial. Para o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame, em algum momento, o INSS negligenciou as perícias dos benefícios determinados pela Justiça, fazendo com que haja o estoque atual, que agora será revisto. Os segurados receberão a carta de convocação pelos Correios. Eles deverão ligar na central 135 para agendar o dia da perícia. Quem não for encontrado no endereço será chamado por meio de edital publicado em jornal de grande circulação. Depois da publicação, se o beneficiário não comparecer, o auxílio será cortado.

(Renata Mariz - O Globo-27.08)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.