29/07/2016

INSS usará dados do IBGE para evitar fraudes

Para tentar evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios concedidos pelo INSS, o novo presidente do órgão, Leonardo Gadelha, quer firmar uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Para tentar evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios concedidos pelo INSS, o novo presidente do órgão, Leonardo Gadelha, quer firmar uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para unir o banco de dados das duas instituições federais. Com a iniciativa, o órgão pretende fazer uma espécie de raios X dos beneficiários, visto que as informações armazenadas pelo IBGE são amplas e referem-se a todo o país. Dessa forma, ficará mais fácil identificar possíveis fraudes.

O presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, vê na parceria uma possibilidade de o INSS aprimorar suas políticas relacionadas à Previdência: — São quase 500 agências locais, que capturam informação dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Estamos, assim como o INSS, há décadas, prestando serviços à população. Para Leonardo Gadelha, a parceria será um oportunidade para o INSS conhecer a realidade de quem recebe algum benefício pago pela Previdência Social: — A ideia é refinar os dados e conhecer o cidadão que está por trás de um benefício. Nos próximos dias, o INSS e o IBGE deverão formalizar um grupo de trabalho que terá a missão de viabilizar o compartilhamento de dados. 

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.