Governo prioriza a reforma da Previdência
Será o maior de Temer aprovar a impopular proposta para estabelecer idade mínima
Será o maior de Temer aprovar a impopular proposta para estabelecer idade mínima, aumentar o tempo para as mulheres e criar faixas de transição. O governo Temer deverá definir nesta terça-feira o desafio de aprovar a Reforma da Previdência em um semestre legislativo encurtado e bastante atropelado.
Essa pauta impopular deverá ser eleita a prioridade número 1 pelo governo para a pauta de votação do Legislativo. Críticos advertem, porém, que essa matéria só será apreciada em 2017. Isso será definido em reunião entre o presidente interino, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para alcançar êxito, a base aliada terá que reagrupar os blocos da antiga oposição e do "Centrão" que se enfrentaram, na semana passada.
O esforço terá de se redimensionado para convencer o bloco a apoiar idade mínima para aposentadoria, aumento da idade de aposentadoria para as mulheres e regras de transição para os atuais contribuintes do sistema previdenciário.
Leva-se em conta um semestre legislativo encurtado e espremido pelas eleições, pelas Olimpíadas, pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff e pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha.
(Abnor Gondim - DCI Online)