11/08/2022

Fundos: Situação econômica faz crescer em 11,2% a busca por previdência privada no Brasil

Especialista indica que esse tipo de investimento, com visão de longo prazo, pode ajudar a realizar sonhos.

A situação econômica do Brasil mudou bastante nos últimos anos. Antigamente, muitas pessoas contavam com um dia viverem da aposentadoria, paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), porém, diante da Reforma da Previdência, e a insatisfação com os valores pagos pelo INSS e o tempo de contribuição, que aumentou, os brasileiros passaram a recorrer a outras formas de previdência, como a privada.

De acordo com dados divulgados em 2022 pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o número de pessoas que passaram a investir em previdência privada aumentou 11,2% entre 2020 e 2021, superando os R$ 138 bilhões.

O levantamento da Fenaprevi indica que os resgates dos valores aumentaram 25,2% entre 2020 e 2021, somando R$ 103,4 milhões no acumulado de 2021.

Dentre as opções de planos mais buscadas pelos brasileiros estão o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), com 90,9%; seguido pelo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), com 8,4% e os Tradicionais/outros (0,7%). A modalidade predominante é a de planos Individuais (88,6%), depois os Coletivos (9,8%) e também os para Menores (1,6%).

Em uma pesquisa divulgada em maio de 2022 pela Fenaprevi, feita com homens e mulheres de 18 anos ou mais de todas as classes econômicas, 52% dos entrevistados disseram que fazer investimentos e poupar dinheiro estão entre as ações preventivas para sanar medos, como não ter como pagar despesas médicas, perder o emprego ou não ter moradia.

O pagamento de previdência privada aparece logo em seguida, solução indicada por 35% dos respondentes da pesquisa.

Segundo o assessor de investimentos Bruno Vieira, sócio-fundador da W4 Capital, a previdência privada se mostra como uma opção de investimento que pode ser usada para ter uma vida mais tranquila depois de anos de trabalho e também para a realização de sonhos, como garantir o estudo dos filhos, viajar o mundo ou comprar uma casa, por exemplo.

É sempre um investimento com visão de longo prazo. Entre as vantagens da previdência, podemos citar cinco principais diferenciais: benefícios fiscais com redução de base tributária, isenção de come-cotas, alíquota de imposto de renda, portabilidade, sucessão e isenção do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) em alguns estados”, afirma.

Bruno explica que na parte de benefícios fiscais, o investidor tem a possibilidade de redução da base tributária, para pessoa física. Já sobre o come-cotas, a pessoa só teria a tributação do imposto de renda quando fosse fazer o resgate dos valores, caso decida por investir na previdência privada. Além de conseguir uma alíquota menor no Imposto de Renda, chegando aos 10% de tributação, no caso de um investimento de 10 anos.

E quando falamos em sucessão trata-se de um ótimo instrumento, pois na sua totalidade, os valores não entram em inventário, sendo pagos de forma rápida e direta aos seus beneficiários em caso de falecimento do titular do plano, não incidindo ITCMD cobrado em outros investimentos”, explica.

Não existe idade para começar a investir
O assessor financeiro da W4 Capital explica ainda que não existe uma idade específica para começar a investir em previdência privada. Quanto antes cria-se o hábito de poupar pensando a longo prazo, antes poderá desfrutar dessa reserva.

Por conta disso, acaba sendo uma escolha para pais que querem garantir o futuro dos filhos, fazendo a previdência no nome deles com usufruto dos pais até a maioridade”, declara.

Para escolher o melhor plano, o investidor precisa passar por uma análise do assessor, que poderá indicar qual seria a melhor forma de investir o seu dinheiro, de acordo com o perfil, os objetivos e o prazo que pretende estipular para fazer o resgate dos recursos.

“O melhor é o investimento personalizado para cada cliente e dentro da modalidade de previdência privada. Nela podemos escolher o tipo do fundo, sendo ele renda fixa, multimercado ou ações. Isso leva ao cliente a possibilidade de estar em uma previdência privada de renda fixa, quando o momento de juros está alto ou mudar para uma previdência multimercado e ações, quando teremos uma visibilidade de aumento no valor das ações”, diz.

Na W4 Capital, com sede em Sorocaba (SP), a assessoria é realizada com o intuito de entender o momento de vida da pessoa que quer investir, sendo que a previdência privada está no portfólio da agência, por conta de todas as vantagens que oferece às pessoas que buscam esse tipo de investimento.

“Caso o cliente tenha uma previdência privada, conseguimos fazer um comparativo totalmente gratuito a ele com os planos que temos disponíveis aqui em nossa casa e até mesmo iniciar um plano novo dentro do planejamento financeiro do cliente”, ressalta.   

(Tabata Ferlin – Capital Econômico)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.