18/08/2016

Falta de prova de vida: Perda de benefícios

INSS corta 61 mil benefícios de quem não realizou prova de vida

Desde janeiro deste ano, o INSS suspendeu 61 mil benefícios de quem não fez a chamada prova de vida. Os segurados começaram a ser incentivados a atualizar seus dados e recadastrar suas senhas em 2013. Porém, segundo o instituto, só no co meçode 2016 éque teve início o processo de bloqueio de paga mentos por não realização do procedimento.

Nas contas do INSS. o total de cones corresponde a U,18% dos mais de 33,4 milhões de benefícios pagos todos os meses.

A atualização é anual e obrigatóría para todos os segurados que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo, explicou o instituto, é garantir segurança aos beneficiários e ao processo de pagamento, corrigir eventuais erros e provar que a pessoa está viva, evitando, assim, fraudes no sistema.

Os segurados recebem avisos de seus bancos sobre a necessidade de passar pela renovação da senha, seja por uma mensagem no extrato da conta ou no momento do saque através do cartão.

A regularização da situação pode ser feita a qualquer mo mento. Será preciso comparecer ao banco onde o pagamento e feito com um documento de identificação oficial com foto, como RG, Carteira de Trabalho e carteira de habilitação.Se for correntista da agência onde recebe o benefício, também poderá fazer a prova de vida pelo caixas eletrônicos e internet banking, desde que o cliente tenha as senhas para isso. O cadastramento poderá ser feito também por biome tria (através das impressões digitais). se o banco disponibilizar esse serviço.

Se morar longe de onde recebe, é possível realizara atualização em qualquer agência da mesma instituição bancária.
Aposentados ou pensionistas que não se submeterem ao pro cedimento terão seu benefícios bloqueados e só voltarão a receber quando regularizarem a situação. O pagamento, no entanto, só será suspenso depois de 60 dias do bloqueio.

Para saber se ainda precisa realizar a comprovação de vi da. o segurado deve ligar para a central de atendimento 135. Não há necessidade, neste caso de ir até uma agência da Previdência Social.

PROCURADOR

Os beneficiá rios que não puderem ir até o banco por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazer o procedimento por meio de um procurador ou representante legal devida mente cadastrado no instituto.Hoje, o INSS paga mais de 33,4 milhões de aposentadorias, auxílios em pensões

(Diário de S.Paulo-13.08)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.