Europa começa a relaxar medidas de isolamento
Nesta quarta (15), Finlândia suspendeu bloqueio na região da capital, Helsinque, e Dinamarca retomou atividades de creches e escolas.
Vários países da Europa começam a adotar medidas de relaxamento das políticas de restrição de mobilidade adotadas ao longo do mês de março para tentar conter a propagação do novo coronavírus no continente, que abriga sete dos dez países mais afetados pela pandemia no mundo.
As decisões estão sendo tomadas de forma individual por cada governo, ainda que a OMS não veja a desaceleração da curva de casos de covid-19 na Europa e a própria Comissão Europeia tenha pedido que os esforços de saída das quarentenas sejam coordenados.
Países escandinavos
A Finlândia é o país a entrar mais recentemente no rol dos que já adotaram o relaxamento de medidas de isolamento. O governo da Finlândia anunciou nesta quarta-feira (15) que está encerrando o isolamento da região de Uusimaa, onde está situada a capital Helsinque.
O bloqueio total de trânsito de pessoas, exceto por razões extraordinárias ou para manutenção de serviços essenciais, foi adotado há três semanas na região da capital finlandesa para tentar limitar a propagação da pandemia de covid-19 ao resto do país.
A Dinamarca reabriu escolas e creches também nesta quarta-feira. É o primeiro passo nos planos de relaxamento gradual da quarentena total imposta em 11 de março, mas boa parte das famílias finlandesas expressa preocupação com os riscos para a saúde das crianças. O país foi o segundo na Europa a decretar o confinamento obrigatório, mesmo antes de registrar qualquer morte provocada pelo novo coronavírus.
Espera-se que a Alemanha também anuncie hoje as regras de uma segunda etapa de quarentena, porém começando apenas em 3 de maio.
Espanha e Áustria
Na segunda-feira, a Espanha iniciou uma retomada gradual da atividade econômica, liberando o retorno ao trabalho nos setores da construção civil e da indústria de base. O país, que é o terceiro mais atingido pela pandemia no mundo, iniciou medidas de isolamento em 14 de março e decretou bloqueio em 30 de março.As regras de isolamento, no entanto, permanecem válidas pelo menos até 26 de abril para todos os residentes na Espanha que não estejam nos serviços essenciais ou nos setores com trabalho permitido.
A Áustria permitiu na terça-feira a reabertura de milhares de pequenos comércios. "Tanto o número de novas infecções quanto as internações estão indo na direção certa", explicou o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, durante entrevista coletiva, onde lembrou que a partir de hoje podem ser abertas as lojas com menos de 400 metros e todos os estabelecimentos dedicados a bricolagem e jardinagem.
Oficinas mecânicas e lava jato também podem funcionar, mas não cabeleireiros, academias ou estabelecimentos de hotelaria .
(Portal R7)