16/12/2021

Educação Financeira: Na ponta do lápis

Comece a poupar antes dos 18 anos.

Que tal começar a investir no seu futuro através de investimentos e poupança?
Já falamos aqui Na Ponta do Lápis sobre a importância da Educação Financeira para os seus filhos, mas você sabia que eles também podem começar a poupar e investir?

Normalmente os pequenos sempre possuem grandes sonhos, assim como seus pais. Frases como “quando fizer 18 anos quero comprar um carro” ou “quando crescer quero estudar fora do país” são comuns entre adolescentes, então por quê não aproveitar esses projetos para colocar em prática a educação financeira?

Cláudineia Niedermeier Poli, agricultora e associada do Sicredi, começou desde cedo a colocar o seu dinheiro na poupança por incentivo da sua mãe. O objetivo era guardar dinheiro enquanto estava na faculdade para comprar uma moto e conseguir conciliar trabalho e estudos. Quando a associada se tornou mãe, ela não perdeu tempo, pois sabia da importância do planejamento financeiro.

 “Quando meu filho mais velho tinha aproximadamente uns dois anos, pensamos logo em planejar o seu futuro, então abrimos uma poupança para que ele tivesse condições de ir para uma boa faculdade quando chegasse a hora, pois acreditamos que a educação é a base de tudo”, explica Cláudineia, mãe de dois meninos que já possuem poupança.

Além de estar investindo no futuro de seus filhos, a associada também recebeu uma grande surpresa, pois um de seus filhos ganhou R$500 mil na campanha “Poupança Premiada” do Sicredi. “Esse prêmio foi muito gratificante, ficamos imensamente felizes, pois pudemos realizar muitos sonhos e antecipar muitos planos”, comemora Cláudineia.

São histórias como as da Cláudineia que nos incentivam a planejar o futuro financeiro de nossos filhos, não é mesmo? Para te ajudar nessa jornada de apoiar seus filhos a poupar e investir, Dirlei Juliano Malacarne, gerente de captação do Sicredi, trouxe algumas dicas que podem esclarecer quais são as melhores opções para quem tem menos de 18 anos.

Quais são as opções de investimentos e poupança?
Segundo Dirlei, atualmente o mercado financeiro possui várias opções de investimentos como renda fixa, poupança, fundos, ações, previdência e muito mais, porém depende do objetivo da família e jovem com a ação, por esse motivo, o ideal seria decidir isso com a ajuda de uma assessoria.

 “A orientação é fundamental para que eles possam adquirir com o tempo mais conhecimento sobre essa área, mas para começar, a caderneta de poupança seria o mais seguro e ideal", explica o gerente de captação do Sicredi.

Para os pais que pretendem inserir os seus filhos no mundo financeiro, uma ótima opção, segundo Dirlei, seria a poupança programada. Essa ação seria responsável por criar a responsabilidade de poupar todos os meses.

Que tal criar uma nova cultura?
Muitos não tiveram a sorte de crescer aprendendo sobre educação financeira e tiveram que aprender tudo por conta própria, e na maioria das vezes, com o próprio erro. Segundo o gerente de captação do Sicredi, existe uma cultura imediatista no meio dos brasileiros, mas os benefícios de poupar e se programar estão começando a se popularizar no país.

“Acredito que devemos ensinar desde cedo o valor das coisas para os nossos filhos, pois eles precisam entender que existe o momento de gastar, mas também o tempo de poupar”, conta Cláudineia Niedermeier Poli, associada do Sicredi.  

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.