20/04/2016

Desemprego e empreendorismo

Com a alta do desemprego, empreender torna-se uma opção viável de negócio

Pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER) aponta dados e a chave para conquistar renda extra mesmo em tempos de crise econômica

Foto: Divulgação Pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER) aponta dados e a chave para conquistar renda extra mesmo em tempos de crise econômica

Com o atual cenário econômico, tempos de crise e taxas de desemprego crescendo - segundo o CAGED, em 2015 o Brasil perdeu 1,5 milhão de empregos (CLT), muitas pessoas pensam em novos meios para adquirir uma renda extra. Diante desse panorama, 58% dos brasileiros desejam abrir seu próprio negócio, constatação que posiciona o país entre os seis que mais querem empreender no mundo. A média global é de 43%, aponta a pesquisa global Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), que estuda as principais características dos empreendedores no Brasil e no mundo.

Hoje as pessoas enxergam no empreendedorismo uma possibilidade de conquistar o estilo de vida desejado, fomentar o crescimento econômico e alcançar uma renda estável para o bem-estar de suas famílias, já que ele abre portas para o mercado de trabalho, incentiva a competitividade e traz oportunidades para comunidades locais.

A pesquisa revela também que o interesse por empreender está relacionado a faixa etária. Os jovens, com menos de 35 anos, sedentos por novos desafios e que visam construir uma carreira que não seja interrompida pelos problemas econômicos brasileiros, são os que mais querem empreender (65%). No mundo, esse número cai para 51%.

No entanto, dos 58% que desejam abrir seu próprio negócio, apenas 24% conseguem. O principal motivo por não empreenderem é o medo de falhar (51%) por motivos financeiros como falta de capital e falência. O mercado de vendas diretas pode ser a ferramenta ideal para solucionar esse problema, já que envolve baixo custo, disponibiliza ferramentas para gestão com foco no desenvolvimento do seu negócio e propõe um modelo eficaz de renda extra e flexibilidade nas horas trabalhadas.

No Brasil, principalmente, o mercado de vendas diretas é responsável pela obtenção ou complementação da renda familiar. "Na crise econômica enfrentada pelo Brasil, o mercado de vendas diretas tornou-se uma oportunidade. Na Amway é possível empreender com pouco risco, baixo custo e se tornar seu próprio chefe. Por conta disso, o número de distribuidores da Amway mais que triplicou nos últimos três anos, passando de 21 mil para cerca de 80 mil", diz Odmar Almeida, presidente da Amway do Brasil.

Para empreender não é necessário preparação prévia e conhecimentos de gestão de um negócio. "Na Amway, damos treinamentos gratuitos de liderança, gestão do negócio próprio e princípios de Marketing, Vendas e Finanças. Todos os anos treinamos mais de 20 mil pessoas", acrescenta Odmar.

A pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER) foi promovida pela Amway e, em sua 6ª edição, entrevistou 49.775 mil pessoas de 44 países. No Brasil, foram 1.034 entrevistados, com mais de 18 anos. O estudo AGER foi conduzido em parceria com a Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha. O trabalho de campo foi completado pelo Instituto Gesellschaft fuer Konsumforschung (GfK) Nuremberg.

(Agência IN)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.