22/07/2016

Apesar de baixa dos bancos, bolsa fecha em alta

Depois de acumular alta de 9,93% no mês, o Ibovespa chegou a ensaiar um movimento de realização de lucros caindo 0,62%

Depois de acumular alta de 9,93% no mês, o Ibovespa chegou a ensaiar um movimento de realização de lucros caindo 0,62%, mas a continuidade do ingresso de recursos estrangeiros impediu que a bolsa de valores fechasse em baixa. Depois de oscilar durante o dia com uma série de notícias locais, o Ibovespa fechou em alta de 0,11% aos 56.641 pontos. De acordo com o economista-chefe do Modalmais, Álvaro Bandeira, o Ibovespa subiu nos últimos pregões com fluxo e pode atingir até 61.000 pontos. Investidores, além de acompanharem o fluxo externo, se antecipam a uma revisão de melhora da economia brasileira.

Entre as mesas de operação, circularam boatos de que o Grupo Odebrecht poderia pedir recuperação judicial. O rumor, desmentido pela companhia, trouxe volatilidade ao mercado de ações. Outra informação que prendeu a atenção dos investidores foi o fato de o Ministério Público do Distrito Federal ter apresentado denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o banqueiro André Esteves e o ex-senador Delcídio do Amaral por agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato. Os investidores temem que novos desdobramentos da Lava-Jato possam atingir as empresas envolvidas nas investigações. Também foram denunciados o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, o filho dele, Maurício Bumlai, Diego Ferreira Rodriguez, ex-chefe de gabinete de Delcídio, e o advogado Edson Ribeiro.

Os papéis que mais oscilaram com essas notícias foram do sistema financeiro. As ações do BTG Pactual, que não fazem parte do Ibovespa, fecharam em baixa de 1%. As ações ON do Banco do Brasil caíram 1,87%, os papéis PN do Itaú Unibanco tiveram baixa de 1,33%, os PN do Bradesco PN recuaram 0,75% e as units do Santander tiveram baixa de 0,71%. "Esse movimento de correção aconteceu também porque as ações já tinham subido bastante", disse Raymundo Magliano Neto, diretor da Corretora Magliano. As ações do Itaú Unibanco tiveram o maior giro financeiro do Ibovespa, de R$ 530,1 milhões. O segundo papel mais negociado foi Petrobras PN, que girou R$ 447,9 milhões.

Na outra ponta, o destaque de alta no dia ficou com os papéis PNA da Usiminas , que subiram 10,04%. O setor está otimista com a perspectiva de resultados melhores para as companhias até o final do ano. De acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Aço Brasil, foram observadas tanto uma melhora na demanda nacional por aço como maiores vendas das usinas siderúrgicas. Os papéis ON da Vale subiram 5,39%, os ON da CSN tiveram alta de 5,36% e os PNA da Vale registraram valorização de 3%.

A Vale divulgou dados de produção referentes ao segundo trimestre. A produção de minério de ferro caiu 2,8% no primeiro trimestre, excluindo a Samarco. A mineradora previu ainda que a produção de minério deve ficar no limite inferior estimado para o ano, em 340 milhões de toneladas. Apesar da queda na produção, a Vale continua a extrair um volume forte de produto. 

(Chrystiane Silva e Aline Cury Zampieri - Valor)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.