INFORMATIVO - RENTABILIDADE SETEMBRO/2023

Prezado participante,

Mais uma vez, os ativos de risco tiveram desempenho negativo no mês, alinhando-se à tendência global, onde as treasuries americanas (títulos do Tesouro dos Estados Unidos, considerados o investimento mais seguro do mundo) continuaram subindo persistentemente, com a taxa de 10 anos atingindo o nível mais alto desde junho de 2007. Esse aumento se refletiu na curva de juros, em moedas e em ativos de risco ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

O índice ações americano que reúne as 500 maiores empresas (S&P 500), encerrou o mês com uma queda de 4,9%, marcando o seu pior desempenho do ano, enquanto o Ibovespa fechou em alta de 0,71%, impulsionado principalmente pelas empresas de commodities, enquanto aquelas mais relacionadas à economia doméstica e sensíveis às taxas de juros de longo prazo sofreram desvalorização.

No cenário local, apesar dos desafios fiscais, o Brasil apresenta sinais positivos, como a inflação próxima da meta com núcleos desacelerados, cortes de juros em andamento e certa resiliência econômica. Na última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), houve um corte de 0,5% na taxa de juros, que agora está em 12,75% ao ano.

No mês, o plano Básico Financeiro teve um retorno financeiro negativo de -0,28%, enquanto o Suplementar Financeiro de -0,16%, o retorno negativo dos Perfis Financeiros se deveu a parcela da renda fixa de longo prazo (NTNB´s) que sofreu o efeito da marcação a mercado e em função da elevação das taxas longas citadas acima, já a Renda Variável (Fundo de Ações ativo) não conseguiu se apropriar na mesma velocidade da alta de Commodities.

Importante destacar, que a composição das carteiras financeiras dos Planos tem uma característica mais conservadora, composta de uma parcela significativa em títulos e fundos atrelados à inflação mais juros, desta forma a marcação a mercado tem impacto significativo no curto prazo, assim como em julho/2023 quando as taxas de juros recuaram e a rentabilidade apresentou resultado superior a 2%.

Se tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para obter ajuda com suas perguntas e necessidades específicas relacionadas ao seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.
 

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.