INFORMATIVO - RENTABILIDADE SETEMBRO/2022
Prezado participante,
Bons dados da economia continuam a dar um suporte à renda variável, a inflação estimada para 2022 anteriormente em 11% agora está na faixa de 6%. Por outro lado, a inflação dos Serviços segue em alta, e permanece elevada quando olhamos as medidas dos núcleos. Assim, mesmo com o Copom confirmando na sua última reunião a expectativa do mercado para o fim do atual ciclo de aperto monetário, a taxa deverá permanecer elevada por mais tempo similar como ocorreu em 2015 e 2016.
No campo eleitoral as pesquisas prévias à eleição mostravam o candidato Lula com possibilidades de vitória no 1º turno, o cenário não se confirmou, e deveremos ter um segundo turno mais acirrado na disputa presidencial. Independentemente de quem vença as eleições, teremos no próximo ano um cenário desafiador, principalmente para o fiscal, já que os dois candidatos sinalizaram elevar os gastos acima do teto.
No mês, o plano Básico Financeiro fechou com alta de 0,45% e Suplementar Financeiro positivo em 0,42%, os Vitalícios em função da deflação, tiveram retorno na faixa de 0,37%.
Apesar da deflação nos meses de agosto e setembro e da abertura na taxa de juro real de 1 ano, a renda fixa teve retorno positivo. Os detratores foram as exposições no segmento Exterior (S&P 500 -9,34%) e estruturados.
Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.
Atenciosamente,
Administração da Fundambras.