INFORMATIVO - RENTABILIDADE SETEMBRO/2021

No Brasil, persistem as incertezas no campo político e na trajetória fiscal, enquanto isso, o cenário econômico segue bastante desafiador, principalmente em relação a inflação, onde choques sucessivos têm puxado as projeções para cima, levando o Banco Central a indicar uma Selic terminal mais alta.

O quadro inflacionário segue preocupante, com inflação elevada e disseminada. Podemos atribuir a pressão nos preços, ao custo extra para energia, somada a alta demanda por bens e restrições de oferta, ao mesmo tempo, com os avanços nos preços dos serviços em função com a normalização da atividade econômica. Com isso, na reunião do COPOM de setembro, o Banco Central elevou a SELIC em 100 bps, para 6,25% a.a e indicou mais elevações de mesma magnitude para as reuniões de outubro e dezembro e é essa incorporação de juros nominais tem colaborado para o aumento também nas taxas de juros real.

Atentos ao movimento da curva de juros, aumentamos a exposição em títulos vinculados à inflação em diversos vértices e em fundos de crédito.

Com isso Setembro foi mais um mês difícil para o mercado acionário, tanto no Brasil como no exterior. O Ibovespa completou três meses de queda, fechando setembro negativo em -6,57%. No ambiente externo, a bolsa americana (S&P) apresentou uma correção negativa de 4,76%, refletindo os receios com China e a perspectiva de aperto monetário por parte do Fed nos EUA com a normalização dos juros e redução dos estímulos.

No Câmbio, o Real apresentou uma das piores performances dentre as moedas globais, em função das incertezas fiscais locais e a instabilidade global e encerrou o mês com forte alta de 5,76%

No mês o resultado foi positivo para os planos da Fudambras. A rentabilidade do Plano Básico Financeiro foi  0,17% e do Plano Suplementar Financeiro foi 0,19%. Já os perfis Vitalícios em função da Marcação na Curva, registraram retornos de 1,44% no Básico e 1,54% no Suplementar Vitalício.

Segundo o último relatório do Focus, espera-se um IPCA de 8,59% e uma SELIC de 8,25% para o final de 2021.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.