INFORMATIVO - RENTABILIDADE OUTUBRO/2023

Prezado participante,


A curva de juros local continuou a abrir, alinhada ao movimento de abertura das taxas de juros globais pelo terceiro mês consecutivo, o conflito em Israel e potenciais desdobramentos nas tensões geopolíticas já existentes, pesaram na narrativa. A situação foi agravada ainda mais no contexto brasileiro pela declaração do presidente referente ao não cumprimento da meta fiscal em 2024.
Assim, em mais um mês de desempenho negativo nos ativos de risco globais, as autoridades dos países desenvolvidos adotaram uma postura mais branda em relação aos próximos passos da política monetária. A bolsa local, por sua vez, permaneceu predominantemente em território negativo, encerrando no ponto mais baixo do mês com -2,94%, em 113.144 pontos. 
Na renda fixa o IMA-B5+ registrou rendimento negativo pelo terceiro mês consecutivo, este índice, de longo prazo é o mais alinhado às expectativas econômicas, e reflete as incertezas dos investidores relacionadas à inflação de longo prazo no mundo e às questões fiscais domésticas. 
No mês, o plano Básico Financeiro teve um retorno financeiro negativo de -0,40%, enquanto o Suplementar Financeiro de -0,30%, o retorno negativo dos Perfis Financeiros se deveu a parcela da renda fixa de longo prazo (NTNB´s) que sofreu o efeito da marcação a mercado e em função da elevação das taxas longas citadas acima da Renda Variável local e da alocação exterior em função do cenário exposto anteriormente.
Se tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para obter ajuda com suas perguntas e necessidades específicas relacionadas ao seu plano de aposentadoria.


Atenciosamente,
Administração da Fundambras.
 

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.