INFORMATIVO - RENTABILIDADE OUTUBRO/2020

Prezado(a) Participante,

Outubro foi um mês de alta volatilidade nos mercados financeiros globais, devido a fatores como a proximidade das eleições americanas e o aumento do risco fiscal no Brasil. Na última semana de outubro, a incerteza com a pandemia trouxe ainda preocupações com os novos anúncios de lockdowns na Europa. No período, diversos indicadores mostraram que a economia global segue em recuperação, no Brasil podemos destacar o consumo de energia elétrica e de combustíveis, que vieram acima das expectativas atingindo níveis pré-pandemia.

Neste cenário, as bolsas de valores tiveram um mês negativo, especialmente nos países desenvolvidos, o S&P 500 teve queda de 2,77% e o DAX, na Alemanha com -9,44%. No Brasil o Ibovespa encerrou o mês com queda de 0,69%, abaixo dos 94 mil pontos e o dólar teve alta de 2,32%, chegando aos R$ 5,77.

Os Planos da Fundambras encerram outubro com performance positiva, apesar dos ativos em geral terem sido prejudicados pela abertura da curva de juros.

A carteira do Plano Básico Financeiro teve um rendimento de +0,14% no mês de outubro, ela está alocada principalmente em Renda Fixa (79% PL), além de ativos das classes Estruturado (11% PL), Renda Variável (6% PL) e Imóveis (4% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,18%, estruturado +0,75%, Renda Variável -1,07% e Imóveis com -0,61%.

Já na carteira do Plano Suplementar Financeiro o rendimento foi de +0,17% no mês de outubro, sendo alocada principalmente em Renda Fixa (77% PL), além de ativos das classes Estruturado (10% PL), Renda Variável (5% PL), Empréstimos (4% PL) e Imóveis (4% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,17%, Estruturado +0,73%, Renda Variável -0,98%, Empréstimos +1,17% e Imóveis com -0,61%.

O Boletim Focus, de 30 de outubro de 2020, indicava uma inflação para o ano de 3,02%, ante 2,12% de 4 semanas anteriores. A estimativa para a taxa Selic segue em 2,00% ao ano até o fim do 2020 e o PIB foi revisado pelos economistas e agora a queda esperada é de -4,3% para o ano de 2020.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.