INFORMATIVO RENTABILIDADE - NOVEMBRO 2024
Prezado participante,
A eleição de Donald Trump, com o domínio republicano nas duas casas do Congresso, eliminou uma incerteza que afetava os mercados globais. Agora, as especulações se concentram em quanto da agenda do futuro presidente será implementada. O mercado entende que deveremos ter mais inflação no curto prazo, fruto das tarifas e da questão imigratória. Com isso, o FED possivelmente enfrentará maiores desafios.
No Brasil, o cenário macroeconômico foi marcado por um aumento significativo na percepção do risco fiscal pelo mercado. Isso ocorreu após a divulgação de um pacote fiscal considerado insuficiente, juntamente com o anúncio da isenção do IR para contribuintes com renda de até R$ 5.000. O mercado interpretou esses anúncios como um sinal de um compromisso fraco do governo com o ajuste fiscal. Como resultado, o Brasil pode aumentar as taxas de juros (SELIC) ou reduzir os gastos públicos. No entanto, um ajuste combinado parece improvável, já que o governo não planeja cortes profundos nos gastos. Assim, a política monetária terá que assumir a responsabilidade, exigindo taxas de juros mais altas por mais tempo para controlar a demanda e reduzir a inflação. Isso aumenta o custo econômico do ajuste e impacta o crescimento a médio prazo.
Nesse contexto, o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, apresentou uma queda de -3.12% no mês. O dólar segue registrando altas consecutivas, com uma variação de +3,89% este mês, se estabelecendo em um patamar elevado, próximo a R$6,00. Os ativos atrelados ao CDI seguem com boa rentabilidade, devido às altas taxas de juros, mas os investimentos atrelados ao IPCA, que visam garantir um juro real (acima da inflação) seguem pressionados em função das aberturas das taxas.
Aproveitamos para recomendar a leitura do nosso comunicado “RENTABILIDADE E MOMENTO VOLÁTIL: O QUE POSSO FAZER?”, no qual, além de discutirmos o cenário atual, abordamos como lidar com a volatilidade, especialmente para aqueles com resgates ou portabilidade pendentes.
Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato.
Atenciosamente,
Administração Fundambras