INFORMATIVO - RENTABILIDADE NOVEMBRO/2021

Prezado participante,

O mês de novembro foi marcado pelo surgimento de uma nova variante do coronavírus, que trouxe nova preocupação em âmbito global. No exterior observamos retornos negativos tanto na Renda Fixa quanto na Renda Variável, além da Omicron, a fala do presidente do Fed , mostrando preocupação com uma inflação mais persistente, levaram as bolsas globais para o terreno negativo: o índice americano S&P 500 caiu 0,83%, o índice global MSCI World caiu 2,30%, o MSCI Europe caiu 5,28% e o MSCI Emerging Markets caiu 4,14%.

Se no Brasil os números mostram que a pandemia segue relativamente controlada, temos um PIB fraco, inflação forte (IPCA +10,74% em 12 meses) e a PEC dos Precatórios que pressionando o Congresso e o Governo Federal.

A economia entrou em recessão técnica (dois trimestres consecutivos de contração) após o PIB referente ao 3º Trimestre de 2021 ter mostrado recuo de 0,1% na comparação com o trimestre anterior, com isso o mercado passou a projetar alta de apenas 0,5% para o PIB em 2022. 

Na Ata da sua última reunião, o COPOM afirmou que a desancoragem nas expectativas (reflexo do quadro fiscal) traz viés de alta às suas projeções inflacionárias. Ao final ele conclui que o ciclo de aperto deverá ser mais contracionista do que o embutido em suas simulações, por todo o “horizonte relevante”. Para a Selic o relatório Focus estima uma taxa terminal de 11,50% em 2022.

Os planos tiverem um bom desempenho no mês, o fechamento da curva de juros real contribuiu positivamente para a performance dos planos, e os segmentos de renda variável e imóveis foram os destaques negativos.

A rentabilidade do Plano Básico Financeiro foi 1,30% e do Plano Suplementar Financeiro foi 1,43%. Já os perfis Vitalícios em função da Marcação na Curva, registraram retornos de 1,51% no Básico e 1,61% no Suplementar Vitalício.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.