INFORMATIVO RENTABILIDADE - MARÇO 2025

Prezado participante,

Nos EUA foram altamente voláteis e terminaram em território negativo devido aos anúncios de Trump sobre a imposição de tarifas e ameaça e retaliação por parte das principais economias do mundo, aumentaram a incerteza no mercado, resultando em quedas significativa dos índices americanos: S&P 500: -5,75%; Dow Jones: -4,20%; Nasdaq 100: -7,69%. Além disso, dados mais fracos de consumo e atividade nos EUA nos primeiros meses do ano motivaram revisões baixistas para o crescimento, favorecendo o fluxo de capital para outros países desenvolvidos e emergentes.

Em março, o Banco Central elevou a Selic em 1,00%, para 14,25%, e indicou uma possível nova alta de menor magnitude em maio. Alguns indicadores mostram desaceleração econômica devido à alta taxa de juros, o PIB do 4 trimestre 2024 por exemplo veio substancialmente abaixo das expectativas do mercado (0,2% versus 0,5% esperado). Entretanto as medidas de populismo fiscal, como a liberação do FGTS e o crédito consignado para trabalhadores CLT, demonstram a determinação do governo em evitar uma desaceleração substancial da economia e vão contra as ações do Bacen.

Nossa carteira teve retornos positivos na renda fixa devido à queda na curva de juros e à redução da inflação no curto prazo, sugerindo uma política monetária mais rigorosa. Na renda variável, a bolsa se valorizou significativamente, beneficiada pela migração de recursos do mercado americano para outros mercados por causa da guerra comercial. 

Como resultado, os retornos dos planos financeiros Básico e Suplementar foram de 1,40% e 1,44%, respectivamente, enquanto os planos vitalícios registraram um retorno de 1,34%.

Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato.

Atenciosamente,
Administração Fundambras
 

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.