INFORMATIVO - RENTABILIDADE MAIO/2024

Prezado participante,

No cenário local, questões como instabilidade macroeconômica, déficits elevados, taxas de juros ainda altas e preocupações com o fiscal estão afastando os investidores de maneira geral. Na bolsa, investidores estrangeiros também tiveram um saldo negativo, acumulando R$ 35,9 bilhões em resgates em 2024. No início do mês, o Comitê de Política Monetária reduziu a taxa Selic em 0,25%, levando os juros para 10,50% na terceira reunião do ano do comitê do Banco Central, que teve decisão dividida entre 0,25% e 0,50%

Acreditamos que, com o início da redução das taxas de juros nos Estados Unidos, poderemos ver uma melhora em nosso desempenho. Até então, nosso desempenho tem sido afetado negativamente pelo efeito da marcação a mercado (MTM) dos ativos de renda fixa, cujo preço é ajustado diariamente com base nas taxas de juros vigentes e outros fatores.

No mês em questão, o IMA-B, que reflete o desempenho dos títulos públicos atrelados à inflação no Brasil, variou 1,05% em maio e registrou -0,12% no acumulado do ano. A recuperação das carteiras de longo prazo parece ser mais um ajuste técnico do que uma melhora nas expectativas em relação à inflação e juros, devido a dúvidas sobre a trajetória dessas variáveis. Observamos aumentos na inflação implícita nos vértices: ex vértice de um ano subiu de 3,4% em março para 4,1% em maio.

O destaque de maio foi a divulgação dos dados de inflação nos EUA, que vieram mais fracos e com uma composição melhor. Isso sugere que o pior já passou. Essa divulgação ocorreu após a última reunião do FOMC, na qual o presidente Powell indicou que o próximo movimento seria de cortes, não de altas, mitigando o risco de retomada do ciclo de aperto observado nos meses anteriores.

No mês, tivemos um bom desempenho nas classes de Renda Fixa - tanto IMA quanto Privada, e Exterior. Os detratores foram Renda Variável local, com queda de 3% no Ibovespa, e o segmento Estruturado, que novamente não conseguiu se apropriar da volatilidade no mercado. Assim, os resultados dos Financeiros tiveram ganhos na ordem de 1%, enquanto os vitalícios ficaram na faixa de 0,93%.

Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato com a Fundambras

Atenciosamente,
Administração Fundambras

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.