INFORMATIVO RENTABILIDADE - JANEIRO 2025
Prezado participante,
O cenário macroeconômico dos Estados Unidos é robusto, com crescimento econômico acima do potencial e um mercado de trabalho resiliente. O principal desafio é a inflação, que, apesar de controlada, pode aumentar devido às tarifas sobre importações e ao forte crescimento econômico que pode levar ao FED adiar novas quedas nos juros.
O Banco Central aumentou em janeiro a taxa Selic para 13,25%, resultando em um juro real de cerca de 11%, impactando ainda mais a atividade econômica. A política fiscal, antes expansionista, está sendo ajustada, reduzindo o gasto público de 20,4% para 18,7% do PIB em 2024. Isso deve diminuir o crescimento econômico, com o PIB projetado para cair de 3,5% em 2024 para cerca de 2% em 2025. Assim a desaceleração da economia, gerou reversão na trajetória dos juros em 2025, com o mercado ajustando suas expectativas de um pico de juros de 17% para cerca de 15,50%.
Quando olhamos para os investimentos, a forte valorização do Real neste curto período, provocada por fatores externos, juntamente com alguns sinais de desaceleração da atividade em janeiro, fez com que a curva local de juros devolvesse parte da elevação de dezembro. No entanto, ainda se precifica uma Selic de 15,50% para o final de 2025. A bolsa voltou a subir (+4,86%) após quatro meses de desvalorização. Na renda fixa, a relação entre risco e retorno continua atrativa para os ativos atrelados ao CDI, que rendeu 1,01% em janeiro com o Banco Central mantendo o ciclo de alta da taxa básica de juros no Brasil.
Assim, destacamos o bom desempenho ativos atrelados a inflação, como o índice IMA-B5, que rendeu 1,88% em janeiro, refletindo uma marcação a mercado positiva (clique aqui e entenda o conceito) em função da queda nas expectativas das taxas de juros futuros.
Como resultado, os retornos dos planos financeiros Básico e Suplementar foram de 1,41% e 1,37%, respectivamente, enquanto os planos vitalícios registraram um retorno de 0,88%.
Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato.
Atenciosamente,
Administração Fundambras