INFORMATIVO - RENTABILIDADE JANEIRO/2023
Prezado participante,
Apesar dos esforços do ministro da Fazenda, ainda há ceticismo sobre a capacidade do governo em manter uma trajetória fiscal sustentável. O plano de redução do déficit anunciado não parece crível. Diante da difícil matemática fiscal e posteriormente as ofensivas do governo federal ao Banco Central, verificamos o aumento expectativas de inflação e juros, apesar da melhora dos indicadores de curto prazo. Em sua última decisão, o Banco Central sinaliza a manutenção da taxa Selic nos níveis atuais por tempo prolongado, reforçando a manutenção da Selic em 13,75 até o final do ano.
Em meados de janeiro, a Lojas Americanas revelou um rombo financeiro de R$20 bilhões, resultando em mudanças no mercado de renda fixa, com spreads 20bps nos melhores ratings. Apesar de não possuirmos investimentos, diretos, dado a relevância do Emissor, estamos acompanhando de perto as consequências no mercado de crédito privado.
A retração da economia global continua em curso, com muitos bancos centrais desacelerando ou sinalizando o fim do ciclo de alta de juros. Os EUA indicam que o ciclo atual pode estar no fim, enquanto outros países como Canadá e Reino Unido só sinalizam que novas altas ocorrerão apenas em caso de desvios de seus cenários base. Já a China segue seu processo de reabertura, com dados preliminares de consumo positivos. A economia global deve continuar nessa linha, com queda nas taxas de juros globais e manutenção da janela de dólar fraco no médio prazo.
No mês, o plano Básico Financeiro fechou em alta de 0,94% e Suplementar Financeiro em 0,83%, os Vitalícios tiveram retorno positivo na faixa de 1,22%. No resultado mensal contribuíram positivamente para o resultado o segmento Renda Variável com +3,15%, seguido pela Exterior +3,70%, os detratores ficaram por conta do Estruturado e Renda Fixa.
Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.
Atenciosamente,
Administração da Fundambras.