INFORMATIVO - RENTABILIDADE FEVEREIRO/2024
Prezado participante,
No Brasil, a arrecadação teve um aumento de 6,7%, superando as projeções. Além disso, o saldo comercial positivo, um recorde histórico, foi impulsionado pelas exportações de commodities agrícolas e petróleo, mesmo com a demanda chinesa enfraquecida. A inflação, medida pelo IPCA, fechou o mês de fevereiro em 0,83%. Nos últimos 12 meses, ela acumula 4,50%.
Já no mercado internacional, dados econômicos mais robustos do que o previsto nos Estados Unidos resultaram em um aumento nas taxas de juros nacionais durante o mês. Entendemos que essa abertura foi um reflexo das incertezas do mercado em relação aos próximos passos do Fed.
O movimento de abertura nas taxas americanas impactou negativamente os rendimentos dos títulos prefixados locais. Assim, na renda fixa, o retorno veio do carregamento das taxas e da inflação. Apesar do aumento dos juros nos EUA, as bolsas globais tiveram performance muito positiva, com o S&P subindo 5,17% e o MSCI 4,74%. No entanto, a bolsa brasileira teve um desempenho mais modesto, mostrando dificuldade em ultrapassar o patamar atual, e fechou o mês com alta de cerca de 1%. Assim, os planos Financeiros tiveram retornos na ordem de 0,73%, e os Vitalícios na faixa de +1,03%.
Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato com a Fundambras.
Atenciosamente,
Administração Fundambras