INFORMATIVO - RENTABILIDADE FEVEREIRO/2023
Prezado participante,
A preocupação com a questão fiscal e as divergências sobre a política monetária aumentaram a curva de juros e a inflação implícita, após sinalização do Copom de manter a taxa Selic e pronunciamentos por membros do governo sobre política monetária. Na economia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a antecipação da proposta de novo arcabouço fiscal para março e a reoneração dos combustíveis com a retomada da cobrança de PIS e Cofins sobre a gasolina e etanol.
Em fevereiro, as principais bolsas de ações apresentaram quedas relevantes, o ibovespa recuou 7,5% e o S&P -2,61%, devido à reversão na narrativa sobre o processo desinflacionario das economias desenvolvidas. Nos Estados Unidos tivemos dados de inflação e empregos acima do esperado, que gerou subida na curva de juros americana afetando as classes de ativos, incluindo commodities.
No mês, o plano Básico Financeiro fechou em alta de 0,23% e Suplementar Financeiro em 0,30% os Vitalícios tiveram retorno positivo na faixa de 1,15%. No resultado mensal apenas o segmento de Renda Fixa agregou positivamente +0,70%, os detratores foram Renda Variável -0,35%, Exterior -0,07% e Estruturados -0,03%, os detratores ficaram por conta do Estruturado e Renda Fixa.
Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.
Atenciosamente,
Administração da Fundambras.