INFORMATIVO - RENTABILIDADE FEVEREIRO/2021

Prezado participante,

Em fevereiro, a pandemia evoluiu pior que o esperado, com aumento do número de novos casos e mortes, e o surgimento de novas cepas, mais contagiosas. No campo econômico, foram divulgados diversos indicadores que apresentaram resultados mistos, dados da indústria surpreendendo de forma positiva e dados de serviço e varejo com números muito negativos. Além disso, pesou nos mercados de renda fixa o fiscal, com a volta da discussão a respeito da extensão do auxílio emergencial por fora do teto de gastos.

Mas o estresse de mercado que aconteceu pela decisão do presidente da república de substituir o presidente da Petrobras. A decisão teve como base a insatisfação do presidente à maneira que a estatal vem conduzindo sua política de paridade aos preços internacionais do petróleo que geraram aumentos significativos no diesel e na gasolina. A decisão ruidosa levou as ações da Petrobras a recuarem 17% no mês, pressionando ainda outros papeis estatais como do Banco do Brasil que caiu 17%.

Assim, o Ibovespa recuou 4,37%, o dólar subiu 0,99% contra o real e os títulos públicos atrelados à inflação acumularam perda de -1,52% (IMAB).

A carteira do Plano Básico Financeiro teve um rendimento de -0,06% no mês, com 78% da carteira alocada em Renda Fixa, o plano possui ainda ativos nas classes Estruturado (12% PL), Renda Variável (6% PL) e Imóveis (4% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de -0,04%, estruturado 1,40%, Renda Variável -2,7% e Imóveis com -0,31%.

Já na carteira do Plano Suplementar Financeiro o rendimento foi de -0,02%, sendo alocada principalmente em Renda Fixa (77% PL), além de ativos das classes Estruturado (10% PL), Renda Variável (6% PL), Empréstimos (4% PL) e Imóveis (3% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de -0,09%, Estruturado 1,20%, Renda Variável -2,70%, Empréstimos +2,24% e Imóveis com -0,31%.

O IPCA medido no relatório do Boletim Focus de 26 de fevereiro de 2021, foi de 3,87%, ante 3,53% de quatro semanas.  Essa pressão inflacionária reforça a expectativa de um possível ajuste na taxa de juros, pelo Banco Central. A expectativa do mercado para a meta da Selic saiu de 3,50% para 4,00% no final de 2021.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.