INFORMATIVO RENTABILIDADE - AGOSTO 2024

Prezado participante,

No Brasil, a economia segue forte, com desemprego em baixa e uma inflação controlada. No entanto, o orçamento de 2025 levanta preocupações sobre a sustentabilidade fiscal, com projeções de crescimento econômico mais fraco e aumento de gastos públicos, o que pode pressionar as contas do governo nos próximos anos.

O cenário internacional está apresentando uma leve melhora, com sinais de inflação moderada nos EUA e uma possível flexibilização monetária pelo Fed em setembro. O tamanho do corte de juros dependerá do próximo relatório de emprego. 
Durante o mês de agosto, o mercado antecipou uma elevação da taxa Selic, com a parte longa da curva de juros caindo, refletindo uma postura mais dura do Banco Central, incluindo a de Gabriel Galípolo, futuro presidente. No entanto, eventos como o anúncio de um novo vale-gás e intervenções do BC no câmbio fizeram a parte longa subir no fim do mês, levantando dúvidas sobre a convicção do BC em relação ao aumento esperado da Selic. 

O dólar se desvalorizou globalmente devido à proximidade do ciclo de cortes de juros pelo Fed, e o real acompanhou essa tendência. No entanto, a valorização do real foi limitada pelo ambiente interno. Ao mesmo tempo, a Renda Variável teve um forte desempenho em agosto, impulsionada pela volta de investidores estrangeiros, que foram atraídos pelos preços mais baixos das ações após a significativa desvalorização do real ao longo do ano.

Os outros segmentos da carteira, como a Renda Fixa e o Exterior, também apresentaram bons resultados. Isto, somado ao fato de uma inflação muito próxima a zero, permitindo que os planos entregassem uma excelente rentabilidade real (retorno acima da inflação).

Como resultado, os retornos dos planos financeiros Básico e Suplementar foram de 1,12% e 1,04%, respectivamente, enquanto os planos vitalícios registraram um retorno de 0,76%.

Se tiver dúvidas em relação ao seu plano de aposentadoria, não hesite em entrar em contato.


Atenciosamente,
Administração Fundambras

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.