INFORMATIVO - RENTABILIDADE AGOSTO/2021
Prezado participante,
No Brasil, estamos passando por três crises nesse momento: (1) crise hídrica com a redução no nível dos reservatórios, gerando aumento na utilização de termoelétricas; (2) crise política com a antecipação da eleição de 2022 e (3) uma crise institucional entres os poderes.
Neste cenário de incerteza, as taxas de juros e a inflação implícita, subiram ao longo de toda a curva, principalmente na parte mais longa, em mais um sinal de deterioração de expectativas. A bolsa não passou ilesa e apresentou desvalorização no mês de 2,48%, e o Real fechou próximo da estabilidade, depois de ter atingido desvalorização de mais de 5% ao longo do período.
Com relação à inflação, o mercado revisou novamente a projeção com o IPCA de 2021, indo de 7,05% para 8% em 4 semanas, o principal fator que contribuiu para essa alta é a crise hídrica. Nesse cenário, o Banco Central sinaliza que a política monetária restritiva deve continuar e as projeções indicam que a taxa Selic para o fim do período será de 8%.
Apesar de estamos vivendo ainda um período de crescimento econômico, o mercado estima para o ano que vem, uma desaceleração importante no nível de atividade. Para o ano de 2021 o Focus projeta um crescimento do PIB de 5,4% e para 2022 de 1,72%.
No período o resultado foi positivo para os planos da Fudambras. A rentabilidade do Plano Básico Financeiro foi de 0,24% e no Plano Suplementar Financeiro, o retorno foi de 0,27%. Já os perfis Vitalícios em função da Marcação na Curva, registraram números positivos, sendo 1,20% no Básico e 1,27% no Suplementar Vitalício.
Para maiores informações sobre a alocação dos investimentos, clique em Investimentos, aba Carteira de Investimentos, e veja os detalhes da carteira em relação aos objetivos das Políticas e os limites estabelecidos na legislação.
Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.
Atenciosamente,
Administração da Fundambras.