INFORMATIVO - RENTABILIDADE JULHO/2021

Prezado participante,

No Brasil, conforme caminha o processo de reabertura da economia, a demanda reprimida, continua influenciando as preocupações crescentes com a inflação a qual tem se mostrado menos transitória do que o esperado.

De Brasília tivemos novos ruídos, a discussão sobre o bolsa família e o parcelamento no pagamento de precatórios, trouxe tensão ao quadro fiscal, sobretudo em função do risco de descumprimento da regra de teto de gastos, causando receio entre os investidores. Além disso, ainda há incerteza em relação à reforma tributária. A proposta sendo discutida é pouco amigável ao ambiente de negócios, seja ele empresário ou investidor de bolsa.

Assim, julho foi um mês ruim para as 3 principais classes de ativos locais: bolsa, câmbio e juros. A Renda Variável no Brasil foi a principal detratora, o índice fechou o mês de julho com uma desvalorização de 3,94%. O câmbio que chegou a se desvalorizar quase 5% ao longo do mês, fechou com desvalorização de 2,3% em relação ao Dólar. E nos juros, a situação fiscal vem causando pressão altista em toda a curva de juros.

No período o resultado foi negativo para os planos da Fudambras. A rentabilidade do Plano Básico Financeiro foi de -0,22% e no Plano Suplementar Financeiro, o retorno foi de -0,10%. Já os perfis Vitalícios - em função da Marcação na Curva, registraram números positivos, sendo 1,10% no Básico e 1,17% no Suplementar Vitalício.

O Boletim Focus, de 30 de julho de 2021, indicou uma expectativa para o crescimento do PIB neste ano de 5,30%, ante 5,18% de 4 semanas anteriores. No entanto, a inflação segue em alta, com a previsão do IPCA saindo de 6,07% para 6,79% em 2021. Para o câmbio, a expectativa permanece estável e que a moeda americana feche o ano cotada a R$ 5,10.

Para maiores informações sobre a alocação dos investimentos, clique em Investimentos, aba Carteira de Investimentos, e veja os detalhes da carteira em relação aos objetivos das Políticas e os limites estabelecidos na legislação.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.