10/04/18

VIVENDO CADA MOMENTO DA ECONOMIA

Ao longo do tempo a economia brasileira, como a dos demais países, tem passado por momentos favoráveis e outros desfavoráveis.

Para evitar surpresas, é necessário acompanhar os noticiários e ficar atento às “tendências” da economia para planejar melhor sua vida financeira nos próximos meses ou anos.

Quando o momento da economia é de crescimento, você pode assumir alguns riscos nos investimentos, diminuir um pouco o aperto das contas e se permitir a alguma recompensa, porém de forma calculada e organizada.

Por outro lado, no período de crise na economia é necessário cortar os gastos não essenciais e manter a prudência até que, com o passar do tempo, a economia volte ao nível adequado de estabilidade.

Para se preparar para todos os momentos da economia, é importante ter consciência que a Educação Financeira não é apenas aprender a controlar os gastos e preencher planilhas de orçamento. Estas ações são importantes, mas é necessário se informar e ter conhecimento sobre o mercado, analisar as melhores opções de investimentos e tentar se antecipar a possíveis impactos.