23/08/18

A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR

Durante uma conversa com amigos é comum escutarmos lamentações do tipo: não tenho dinheiro para viajar neste feriado/férias. Mesmo quando o nível salarial é similar entre estes amigos, existem os que têm mais oportunidade para viajar ou trocar de carro, por exemplo.

Neste contexto, é importante compreender que cada indivíduo possui um conceito diferente de valor. A principal diferença entre os amigos que viajam dos que lamentam está na diferenciação entre preço e valor.

Para identificar esta diferença pense no que acrescenta mais valor para você. Às vezes faltam recursos para uma viagem em família, mas constantemente adquire-se itens de consumo como sapatos, roupas, eletrônicos e estas compras rotineiras reduzem a possibilidade de uma viagem.

É preciso pensar se uma compra é realmente necessária, avaliar se existe algum valor agregado e a real necessidade de sua aquisição para efetivar uma compra.

Lembre-se que o preço representa a quantidade de dinheiro necessário para adquirir um produto e que o valor é algo subjetivo e que varia de pessoa para pessoa. Por isso, identifique também o que realmente tem valor à você e sua família quando for adquirir algum produto ou serviço.