• 1

    Quem pode optar?

  • 2

    Regulamento, Material Explicativo e o Formulário de Inscrição.

  • 3

    Faça sua Opção

  • 4

    Defina suas Contribuições

  • 5

    Contribuições da Patrocinadora

  • 6

    Defina seus Beneficiários Indicados

  • 7

    Defina seu regime tributário

  • 8

    Entregue o Formulário de Inscrição, o Termo de Opção pelo Regime de Tributação e o Questionário de Pessoa Politicamente Exposta no RH da sua localidade

  • 9

    Contas de Contribuição

  • 10

    Acompanhe a evolução do seu Plano de benefícios

  • 11

    Quando você sair da Empresa

  • 12

    Outros Benefícios

Passo a Passo

Caro participante,

No intuito de ajudá-lo a entender um pouco mais os planos de aposentadoria Básico e Suplementar, a Fundambras tem o prazer de disponibilizar a você, um passo a passo que traz de maneira resumida e com uma linguagem simples, as principais regras de como aderir aos planos, quais as contribuições e benefícios, pontos essenciais no planejamento financeiro do seu futuro.

1 Quem pode optar?

Todo funcionário de Patrocinadora pode aderir ao Plano.

2 Regulamento, Material Explicativo e o Formulário de Inscrição.

O Regulamento, o Material Explicativo e o Formulário de Inscrição, podem ser solicitados e retirados junto à área de Recursos Humanos de sua localidade ou baixados através da página de cada plano.

3 Faça sua Opção

Para fazer sua opção ao Plano é recomendável que você leia o Regulamento e o Material Explicativo do Plano, preencha  e assine o Formulário de Inscrição, o Termo de Opção pelo Regime de Tributação e o Questionário de Pessoa Politicamente Exposta, faça uma cópia destes formulários para seu arquivo pessoal  e entregue os formulários para a área de Recursos Humanos de sua localidade.

Se você não desejar participar do plano indique sua opção no Formulário de Inscrição.

4 Defina suas Contribuições

No Plano Básico você  não efetua contribuições, somente a Patrocinadora e após a sua opção ao Plano.

5 Contribuições da Patrocinadora

Contribuição Principal: A Contribuição da Patrocinadora é efetuada sobre a diferença positiva entre o Salário de Participação1 e 12,5 (doze e meio) UCF2 e com base no Tempo de Serviço Creditado do Participante:

Tempo de Serviço Creditado (em meses) Percentual de Contribuição
De 1 a 120 10%
De 121 a 240 15%
De 241 ou mais 20%

Para os salários de Participação inferiores a 12,5 UCF2 a empresa efetuará uma contribuição mensal em conta coletiva para cobrir os Benefícios de Risco (Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte) e Benefício Mínimo.

1 Salário de Participação = Salário Básico + adicionais de periculosidade e insalubridade adicionado de 1/12 (um doze avos) por ano 
2 Unidade de Contribuição Fundambras (UCF)

6 Defina seus Beneficiários Indicados

Os Beneficiários, Cônjuge ou Companheiro, Filhos menores de 21 anos de Idade ou com até 24 anos de idade se cursando curso superior ou permanentemente inválido estão automaticamente reconhecidos pelo Plano.

No momento da sua inscrição você poderá indicar ainda qualquer pessoa física como Beneficiário Indicado para receber um benefício do Plano no caso de seu falecimento e de não haver Beneficiário.

7 Defina seu regime tributário

No momento da sua inscrição você deve preencher o Termo de Opção pelo Regime de Tributação e optar por um dos Regimes Tributários estabelecido na legislação do Imposto de Renda.

Regime Tributário Progressivo: as alíquotas de imposto de renda variam entre 0% e 27,5% e de acordo com o valor do benefício recebido (idêntico ao salário)

Regime Tributário Regressivo: as alíquotas de imposto de renda variam entre 35% e 10% e de acordo com o tempo de acumulação de cada contribuição efetuada.

O Regime de Tributação escolhido é definitivo e não poderá ser alterado a qualquer tempo.

Saiba mais através do material explicativo do Regime de Tributação clicando aqui.

8 Entregue o Formulário de Inscrição, o Termo de Opção pelo Regime de Tributação e o Questionário de Pessoa Politicamente Exposta no RH da sua localidade

Depois de preenchidos os formulários, faça uma cópia para seu arquivo pessoal  e entregue os formulários para a área de Recursos Humanos de sua localidade.

9 Contas de Contribuição

A contribuição individual de Patrocinadora, incluindo o Retorno dos Investimentos, será alocada na Conta do Participante.

Conta Total de Participante
Conta do Participante
Contribuição Principal

10 Acompanhe a evolução do seu Plano de benefícios

Acompanhe mensalmente a evolução do seu saldo de conta acessando a área do participante ou através do extrato anual que é enviado pelos Correios. Mantenha seu endereço atualizado junto a sua patrocinadora.

11 Quando você sair da Empresa

Ao se desligar da Patrocinadora você poderá optar por um dos benefícios do Plano de acordo com a sua elegibilidade. Veja abaixo.

Situação Benefício Descrição Elegibilidade Mínima
Idade Tempo de Vinculação ao Plano
Continuar contribuindo para o Plano Autopatrocínio Continuar contribuindo para o Plano efetuando as contribuições mensais de Patrocinadora e uma contribuição administrativa até o mês que completar, cumulativamente, 55(cinquenta e cinco) anos de idade e 3(três) anos de Vinculação ao Plano. Sem Limite Sem Limite
Transferir meu saldo para outra Entidade de Previdência Privada Portabilidade Transferir parte das contribuições efetuadas pela Patrocinadora para outra Entidade de Previdência Privada Sem Limite 3 anos
Manter 100% do meu saldo na Fundambras Benefício Proporcional Diferido - BPD Manter 100% do Saldo na Fundambras e efetuar mensalmente uma contribuição administrativa Sem Limite 3 anos
Receber um benefício de Pagamento Único. O que for maior entre. Benefício por Desligamento Receber a vista um benefício calculado sobre: Saldo de Conta de Participante X 2,5% X Serviço Creditado (limitado a 30 anos) Caso o saldo de Conta seja menor ou igual a 1200 UPF  o saldo total é pago a vista Sem Limite 3 anos
Benefício Mínimo Receber a vista um benefício  calculado sobre: 5 X SRB X Serviço Creditado/30 Somente para participante elegível  a um Benefício de Aposentadoria, Invalidez e Pensão por Morte (Beneficiário) Sem Limite 3 anos
Benefício Imediato por Desligamento Receber a vista um benefício calculado sobre: 5 X SRB X Serviço Creditado/30

Somente para participante aposentado pelo INSS
Sem Limite 3 anos
Receber um benefício de pagamento mensal Benefício de Aposentadoria Receber um benefício mensal de aposentadoria sendo:
  1. até 25% do saldo de Conta em parcela única e o restante em uma das opções mensais abaixo:
    1. Por prazo mínimo de 60 meses;
    2. Por um percentual do saldo entre 0,75% a 2,5%;
    3. Prestações mensais de valor fixo, estabelecido pelo próprio participante porém, o valor mínimo mensal é de 8 UPF1.
50 anos 3 anos

1 Unidade de Contribuição Fundambras (UCF)

12 Outros Benefícios

  1. Auxílio Doença
  2. Aposentadoria por Invalidez
  3. Pensão por Morte de Participante Ativo
  4. Pensão por Morte de Participante Aposentado