06/12/2017

Meirelles: economia deve crescer 3% em 2018

A projeção de Meirelles é mais otimista do que o mercado

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira em São Paulo que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 3% no próximo ano. A projeção de Meirelles é mais otimista do que o mercado. Segundo o boletim Focus, a estimativa dos economistas consultados é de um aumento de 2, 6%. No terceiro trimestre a economia brasileira avançou 0, 1% no comparativo com o segundo trimestre deste ano e a expectativa.

"A economia está passando por uma profunda transformação e todos os indicadores confirmam isso. Todos os setores estão crescendo e em 2018 o PIB brasileiro deve alcançar 3% de aumento. O investimento voltou a crescer depois de 15 trimestres de queda, o emprego também está melhorando", disse Meirelles durante a entrega do prêmio Brasileiros do Ano, concedido pela revista Isto É, da Editora Três. O ministro recebeu o título de Brasileiro do Ano na Economia.

Segundo Meirelles, no entanto, para que os investimentos em educação, saúde e infraestrutura sejam ampliados é necessário a aprovação das reformas estruturantes. O ministro não citou a reforma da Previdência, a grande questão em foco atualmente no Congresso e no governo. "Há muito ainda a se fazer. É fundamental a aprovação das reformas para aumentar a produtividade brasileira. Sem isso o Brasil não vai alcançar os patamares de crescimento que são anseios de todos os brasileiros", ressaltou.

A reforma da Previdência é, segundo Meirelles, fundamental para que o ajuste fiscal seja cumprido nos próximos anos. Hoje, os gastos com a aposentadoria chega a 50% do PIB. Sem, a reforma as despesas podem atingir 80% das riquezas do país em dez anos. 

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.