07/12/2017

INSS atualiza tabela com os juros do consignado

Informações na página da Previdência

A Previdência Social atualizou a tabela com as taxas de juros que os bancos conveniados oferecem empréstimo consignado, aquele com desconto em folha, a aposentados e pensionistas do INSS. As percentuais mais baixos estão no BRB (1,35% ao mês), Bancoop (1,60%) e BNB (1,65%), conforme o prazo de pagamento, que varia de um a 72 meses.

Mas atenção: o teto que pode ser cobrado para essa modalidade de empréstimo não pode ultrapassar de 2,08% ao mês. Já para o aposentado do INSS que usar o consignado via cartão crédito a taxa cobrada é de 3% ao mês. Para saber quanto cada instituição cobrará, basta acessar a página da Previdência. Nela, estão os prazos de pagamento, que variam de um a 72 meses, e as respectivas taxas de juros.

Quem pensa em pegar empréstimo tem que estar atento às seguintes condições: as instituições financeiras são obrigadas a informar ao titular do benefício, antes da assinatura do contrato o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários, o valor, número e periodicidade das prestações e a soma total a pagar por empréstimo. Ao assinar o contrato, o beneficiário deverá ficar com uma cópia do documento.

Caso o pagamento seja por cartão, a Previdência informou que o depósito do empréstimo deve ser feito na conta que o segurado recebe o benefício do INSS. O crédito não poderá ser efetuado em conta de terceiros.

(Agências)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.