15/06/2020

EUA: Autoridades alertam para risco de 2ª onda de contágio

Em 22 estados, o número de casos voltou a crescer depois do fim do isolamento.

Nos Estados Unidos, o risco de uma segunda onda de contágio pela Covid-19 em algumas regiões é cada vez maior. Por isso, as autoridades alertam para a população redobrar os cuidados. Com o verão se aproximando e todos os estados retomando as atividades, os americanos estão se expondo mais ao novo coronavírus.

Em 22 estados, o número de casos voltou a crescer depois do fim do isolamento. Em dois, Oregon e Utah, as autoridades decidiram adiar novas fases da reabertura pra evitar uma disparada do contágio. A governadora do Oregon, Kate Brown, disse: “vamos avaliar o que levou a esse aumento e determinar ajustes na reabertura”.

Nos três estados mais populosos, Califórnia, Texas e Flórida, onde poucas restrições permanecem em vigor, também houve um salto nos índices de contaminação. Em São Francisco, os restaurantes reabriram hoje, mas com mesas mais afastadas e funcionários usando máscaras. Alguns mediam a temperatura dos clientes.

Nas regiões produtoras de vinhos da Califórnia, as vinículas abriram as portas pela primeira vez em quatro meses, mas só puderam funcionar com a metade da capacidade. E pra garantir a higiene, as mesas foram desinfetadas.
No estado de Nova Jersey, segundo mais atingido pela pandemia nos estados unidos, o governador decidiu processar o prefeito de uma cidade que autorizou restaurantes a receberem clientes para comer dentro do estabelecimento .
A pressão por uma volta à vida normal é grande, mas o centro de controle e prevenção de doenças aqui dos estados unidos fez um guia com dicas para um verão seguro.

As três principais já são velhas conhecidas: usar a máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos com frequência, mas não é o que a gente tem visto aqui em Nova York. Na cidade mais atingida do mundo pelo novo coronavírus, nem todo mundo está seguindo à risca as determinações das autoridades de saúde. Mesmo assim, o diretor do centro nacional de alergia e doenças infecciosas, Anthony Fauci, disse que ainda há tempo pra evitar uma segunda onda da doença.

Entre as dicas pra quem vai viajar estão: fazer atividades ao ar livre, evitar lugares públicos fechados, usar escadas no lugar do elevador e – sempre que puder – fugir de lugares onde a maioria não estiver usando a máscara.
Até quem apoia a reabertura reconhece: “quero que a economia prospere, mas quero que todos estejam seguros - é um equilíbrio delicado”.    

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.