02/04/2018

BC reduz previsão de inflação para 3,8% em 2018

Banco Central também reduziu projeção para o próximo ano

O Banco Central reduziu a projeção de inflação para este ano, de 4% para 3,8%, na esteira de uma pressão menor dos preços no início deste ano. Em relatório divulgado nesta quinta-feira (29), o BC informa que reduziu também a projeção de inflação para 2019. No ano que vem, a inflação deverá ficar em 4,1% ante 4,25% esperados em dezembro —data do relatório anterior.

Apesar da revisão baixista, o BC vê a inflação dentro do intervalo da meta de inflação (entre 3% e 6%). No ano passado, o aumento de preços ficou abaixo do limite inferior para o ano, de 3% —o número foi de 2,95%. A probabilidade de isso voltar a ocorrer é de 24%, segundo o BC.

As projeções levam em consideração cenários para a taxa de juros e para o dólar de analistas do mercado financeiro consultados na pesquisa semanal Focus, com mais de 100 instituições, e já haviam sido divulgadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) no último dia 21 de março.

Já a previsão para o crescimento da economia foi mantida em 2,6%. A diferença é a composição da expansão da economia neste ano. O BC vê mais influência da indústria, que deve crescer 3,1% e não 2,9% neste ano, e dos investimentos, 4,1% ante os 3% anteriores. A agropecuária e os serviços devem crescer menos do que o previsto pelo BC.

(Mariana Carneiro - Folhapress)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.