18/12/2017

BC: Economia brasileira cresceu 0,29% em outubro

De acordo com o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br)

A economia brasileira avançou 0,29% em outubro, frente a setembro, de acordo com o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br). O resultado reforça a ideia dos economistas de que o país segue em uma recuperação gradual, após a maior recessão da História. Frente a outubro de 2016, a alta foi de 2,33%.

De acordo com o Banco Central, a atividade cresceu 0,85% desde janeiro até outubro. Nos últimos 12 meses, a economia brasileira chegou ao campo positivo. Por isso, o IBC-Br acumula alta de 0,26%.

DIFERENÇAS NA METODOLOGIA

Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia. O IBC-Br foi criado pelo Banco Central para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do PIB é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações. 

(G1)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.