21/05/2018

Aposentadoria por contribuição já é automática

Sistema do INSS passou a identificar o cumprimento dos requisitos

A aposentadoria por tempo de contribuição também já pode ser concedida de forma automática quando o sistema identificar que existem recolhimentos suficientes, divulgou ontem o INSS em seu site. Quando os computadores não reconhecerem o direito imediatamente, o segurado será orientado a agendar o atendimento em um posto.

Para receber o benefício é preciso contribuir por 30 anos, se mulher, ou 35 anos, se homem. Não há idade mínima para solicitá-lo. O INSS inicia hoje as concessões de aposentadorias por idade e salários-maternidade automaticamente, desobrigando candidatos de irem aos postos da Previdência Social.

A presença do segurado só será solicitada quando faltarem informações no sistema para comprovar o direito. Quando o segurado fizer o pedido pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br, o sistema identificará automaticamente sua situação. 

(Clayton Castelani - Folhapress)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.