26/03/2020

Alerta para riscos de aglomerações em agências bancárias

É beneficiário ou conhece um? Confira dicas e alternativas para usar seu benefício
Preocupados com a pandemia de coronavírus, governo federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e bancos alertam a população para os riscos de aglomerações nas agências bancárias, especialmente nos dias de pagamento de benefícios a aposentados e pensionistas. Este é o público mais vulnerável ao vírus e, portanto, deve ser mais protegido.
Recomendamos aos beneficiários que priorizem o uso do cartão para compras e pagamento de contas, e evitem ir às agências bancárias, especialmente nos dias de pagamento dos benefícios, que começam a ser liberados no dia 25.
Cerca de 65% dos aposentados e pensionistas têm conta corrente ou poupança nos bancos onde recebem aposentadorias e pensões e possuem o cartão de movimentação de conta. Os demais possuem cartão magnético de beneficiário.
Estes mesmos cartões podem ser usados para o uso nos estabelecimentos comerciais que suportam o momento atual, especialmente farmácias e supermercados.
Pedimos a compreensão de todos para evitar aglomerações e proteger a saúde da população, principalmente a idosa, que tem sido a principal vítima do coronavírus no mundo.
Confira algumas dicas:
Meios de atendimentos
INSS e instituições bancárias possuem formas alternativas para usar o dinheiro do benefício, muito além do saque pelo atendimento presencial. É possível usar cartões para compras e pagamentos, transferências eletrônicas. Em último caso, o saque do benefício deve ser realizado, preferencialmente, em terminais 24 horas.
É urgente?
Nas cidades onde os bancos ainda estão abertos, vale avaliar se a questão pode ser resolvida pelos canais de atendimento eletrônico ou ser postergado. Vá a uma agência somente em caso de extrema urgência. Se possível, verifique antes se ela estará aberta.
Prova de vida
Não vá a agência para realizar prova de vida. Portaria do INSS suspendeu sua realização por 120 dias. Não se preocupe: nenhum benefício será suspenso ou cessado por esse motivo nesses meses.
Saque por terceiros
Não será necessária a averbação do INSS de procuração pública para saque por terceiros, enquanto as medidas para evitar a proliferação do coronavírus estiverem vigentes. O representante pode se dirigir até o banco com o documento.
E lembre-se não aceite ajuda de estranhos e adote as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde. Fique atento à sua saúde!   (Secretaria de Previdência)

Para melhorar a sua experiência utilizamos cookies essenciais e de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você declara que concorda com estas condições.