INFORMATIVO - RENTABILIDADE NOVEMBRO/2020

Prezado participante,

Em novembro, os mercados resolveram olhar para as notícias positivas. Se, por um lado, continuamos vendo um aumento dos números relacionados à pandemia em várias partes do mundo (inclusive no Brasil), por outro lado temos a perspectiva da disponibilidade de uma ou mais vacinas eficazes nos próximos meses.

Tivemos ainda o resultado que consagrou Joe Biden como presidente dos EUA, que eleva as chances de maiores estímulos fiscais e menos atritos geopolíticos. De Brasília as sinalizações positivas por parte do Presidente na linha de não criar programas sociais e/ou estender o atual Auxílio Emergencial, amenizaram as preocupações com o Risco Fiscal.

Neste cenário, o mês de foi marcado pela forte expansão das bolsas globais e pela depreciação do dólar, no Brasil o Ibovespa subiu 15,9% e o Real se valorizou 6,6% no mês.

Os Planos da Fundambras seguiram o movimento e fecharam novembro/20 com performance positiva.

A carteira do Plano Básico Financeiro teve um rendimento de +1,42%, com 78% da carteira alocada em Renda Fixa, o plano possui ainda ativos nas classes Estruturado (12% PL), Renda Variável (6% PL) e Imóveis (4% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,84%, estruturado +0,96%, Renda Variável +12,04% e Imóveis com -0,62%.

Já na carteira do Plano Suplementar Financeiro o rendimento foi de +1,34%, sendo alocada principalmente em Renda Fixa (77% PL), além de ativos das classes Estruturado (10% PL), Renda Variável (7% PL), Empréstimos (4% PL) e Imóveis (4% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,72%, Estruturado +1,07%, Renda Variável 11,97%, Empréstimos +1,57% e Imóveis com -0,62%.

O Boletim Focus, de 27 de novembro de 2020, indicava uma inflação para o ano de 3,54%, ante 3,02% de 4 semanas anteriores. A estimativa para a taxa Selic segue em 2,00% ao ano até o fim do 2020, já o PIB foi revisado pelos economistas e agora a queda esperada é de -4,5% para o ano de 2020.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.