INFORMATIVO - RENTABILIDADE DEZEMBRO/2020

Prezado participante,

Repetindo o mês de novembro, os mercados encerram o último mês do ano com muito otimismo. Com a redução das incertezas nas eleições dos EUA e as notícias positivas graças aos significativos avanços no processo de vacinação contra a COVID-19, os investidores voltaram a aumentar o risco em suas carteiras. Além disso, os bancos centrais continuaram provendo liquidez aos mercados com estímulos monetários e fiscais.

Acompanhando o otimismo global, pelo comprometimento público do governo brasileiro em relação ao cumprimento do Teto de Gastos para o ano de 2021, e impulsionada pelo forte fluxo dos investidores estrangeiros principalmente no setor financeiro e nas empresas de commodities, a bolsa brasileira subiu 15,9%, a maior alta mensal do ano.

A carteira do Plano Básico Financeiro teve um rendimento de +1,40% no mês, com 78% da carteira alocada em Renda Fixa, o plano possui ainda ativos nas classes Estruturado (11,6% PL), Renda Variável (6,6% PL) e Imóveis (3,7% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,94%, estruturado +1,94%, Renda Variável +7,87% e Imóveis com -0,43%.

Já na carteira do Plano Suplementar Financeiro o rendimento foi de +1,43%, sendo alocada principalmente em Renda Fixa (76% PL), além de ativos das classes Estruturado (10% PL), Renda Variável (6% PL), Empréstimos (4% PL) e Imóveis (3% PL). A estratégia de Renda Fixa teve um retorno de 0,94%, Estruturado +1,93%, Renda Variável 7,77%, Empréstimos +1,93% e Imóveis com -0,43%.

O último Boletim Focus do ano indicava que a expectativa de retração econômica passava de 4,40% nas quatro semanas anteriores, para 4,36%. Por outro lado, números para inflação foram novamente atualizados de 4,21% para 4,38%.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

 

Atenciosamente,

 

Administração da Fundambras