INFORMATIVO - RENTABILIDADE ABRIL/2020

Prezado participante,

Em abril, continuamos acompanhando os reflexos causados pela disseminação do COVID-19 no Brasil e no mundo, a volatilidade continuará presente enquanto os agentes econômicos não tiverem uma visão mais clara do desfecho desta crise.

Como será o retorno pós pandemia? O Movimento será cíclico ou definitivo? E sem haver uma resposta conclusiva até agora, entendemos que mesmo para cenários mais negativos, existem preços que tornam os ativos atrativos.

No mês, as carteiras financeiras apresentaram retorno positivo, o Plano Básico 0,87% e o Plano Suplementar 0,93%. Com este resultado, os planos recuperam parte das perdas derivadas das oscilações do mercado do mês anterior.

No Brasil, ao longo do mês,  acompanhamos alguns movimentos de alívio, e de até certa recuperação comparada a pressão que foi vista no mês anterior, porém o Real seguiu sendo desvalorizado fortemente em relação ao dólar americano e o grande fluxo de resgate nos fundos crédito conjugado com a baixa liquidez dos ativos, geraram retornos negativos nestes fundos.

A inflação, por outro lado, se mostrou mais controlada frente essa turbulência e o mercado segue precificando novos cortes de juros na taxa SELIC, além disso alguns movimentos do BNDES e do Banco Central, tendem a diminuir a volatilidade no mercado de crédito.

O campo político também tem gerado volatilidade momentânea para o mercado financeiro e nas ações de combate ao Coronavírus.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Administração da Fundambras para que possamos ajudá-lo com suas perguntas e necessidades específicas do seu plano de aposentadoria.

Aproveitamos para recomendar que continuem seguindo as orientações do governo para o combate ao novo Coronavírus e fique em casa em segurança.

Atenciosamente,

Administração da Fundambras.